quarta-feira, 17 de março de 2010

Lip Dub @ ISCTE-IUL

Um aluno do ISCTE IUL (o 'famoso' Zulu) teve um dia a ideia de tentar realizar o desafio proposto no site University Lipdub . Tentou encontrar um grupo de pessoas para colocar o desafio em prática. Encontrou o apoio para ajudar a levar avante tal projecto na recém-formada True Inspiring, em alguns alunos e funcionários do ISCTE-IUL, bem como na instituição. Objectivos iniciais: divulgar o ISCTE-IUL, divertirem-se ao fazê-lo e usar o máximo de recursos humanos possíveis da instituição.

Devido um pouco ao trabalho que tenho vindo a realizar com o Grupo de Forcados Amadores de Coruche como Antropóloga Visual (e onde a gravação em sequencia é predominante), mas predominantemente por ser funcionária do ISCTE-IUL bem como amiga de alguns elementos da organização, surgiu o convite directo para fazer câmara neste projecto. Aceitei quer por considerar o conceito interessante (gravação de um clip sem cortes num único dia em que se juntam todos os participantes), como pelo desafio que colocava.

Já havia uma música escolhida (the 80's de David Fonseca), um percurso idealizado, ideias de cenários pensados e considerei que devia respeitar e integrar as ideias que me foram transmitidas. Mais um desafio se colocou no ritmo que era preciso manter ao longo da grande maioria do percurso e a estabilidade de câmara principalmente em percursos desnivelados e irregulares. Foi trazido um estabilizador de imagem ao qual tive de adaptar rapidamente (apenas hora e meia no dia anterior às gravações) e que implicou em mais alguns ajustes de planos de forma a não haver perca no ritmo previsto... em alguns momentos funcionou na perfeição, noutros... apenas ligeiramente (um obrigada especial a Angelo Peres da Widescreen por alguns conselhos dados).

As mudanças de planos implicaram na perca de algumas ideias iniciais bastante interessantes e na construção de outras. A ideia da palavra lipdub humana, a bandeira, da cena envolvendo o cantor David Fonseca, da chapada na 'Ala dos namorados', projecção da participação de casa de um dos nossos alunos de ensino à distancia, as gémeas, o canoing, a cena 'I should have kissed you' foram mantidas sem qualquer alteração (nesta ultima o cúpido fugiu). Outras ainda sofreram adaptações profundas como a cena do exorcismo (que passa com demasiada rapidez na câmara) ou da sala de estudo (gravada com estudantes que participaram passivamente devido a estarem a utilizar o espaço para o fim a que se destina), a cena da sala de aula que, por falha de projector implicou numa reformulação para imagem de quadro; a cena de praia que teve se passar a esplanada e o nadador salvador teve de encontrar nova função. Outras ideias caíram devido à falta de tempo para a sua realização, sendo a que mais pena deixou em todos ter-se deixado de lado a da viragem da bandeira pela imagem do ISCTE-IUL. Perderam-se cenas por falta de tempo em as preparar convenientemente como a do 'aquario de fumo', parkur, surf, jogos de volei de praia (apesar da quantidade de areia em parte do trajecto mas que não chegou a estar pronta a tempo devido ao mau tempo registados durante grande parte da semana que antecedeu as filmagens), a encenação do grupo de teatro do ISCTE-IUL. Algumas referencias relembrando os anos 80 foram trazidas pelos próprios participantes.

O percurso era também um desafio para os seus participantes. Dos esperados 400 inscritos apareceram pouco mais de metade. O conceito era interessante mas ainda desconhecido em Portugal, não tendo cativado maior atenção (algo que entretanto se alterou com a divulgação deste trabalho). No entanto quem participou teve 3 vezes mais trabalho visto em média cada pessoa aparecer três vezes ao longo de todo o vídeo (apenas mencionando alguns exemplos, o 'Wally' correu bem mais que eu por todos os edifícios e foi quem mais apareceu, a hospedeira quatro). O ritmo nunca parou e foi sempre acelerado para todos.

Mas o desafio estava lançado e foi filmado no passado dia 13 de Março de 2010. A partir das 9h da manhã as pessoas começaram a juntar, sendo que os trabalhos efectivos se iniciaram pelas 10h. Depois de muito trabalho de preparação e algumas encenações, ainda nem tudo estava pronto quando se chegou à hora de almoço - que contou com a rapidez e eficácia do MD Bar ou Bar do Sr. António como é maioritariamente conhecido. Foi pouco tempo para descansar pois começamos novos ensaios locais em alguns pontos enquanto se ultimaram alguns cenários. Mas de repente a chegada do David Fonseca na ultima volta de treino, deu o toque a reunir a todos e finalmente tudo ficou pronto para o inicio das filmagens.

Apesar de todos os contratempos e dores de cabeça tanto da organização como dos que participaram, o dia de filmagens revelou um espírito de equipa e de trabalho para um objectivo em todos os que estiveram frente e atrás das câmaras, bem como uma boa disposição únicas. No final de cada volta a expectativa por saberem se teria sido conseguido ou não era enorme. Quando ao quarto take decidi dar por conseguido, a reacção geral foi entusiasta... daí a sua inclusão audio no final do vídeo.

Na edição final não houve qualquer corte efectuado e manteve-se a sequência que, no seu conjunto, pareceu mais bem conseguida. Não foi o melhor take de imagem (uma maior instabilidade nos pisos irregulares descendentes devido não só ao ritmo como ao movimento de câmara efectuado), o facto de por um toque ter aparecido a minha imagem em câmara, ao facto de estar um passo a frente do movimento de capas da tuna (mas não podendo abrandar o ritmo pois poderia por em causa a continuação da sequência), distanciamento demasiado grande da cena do bico/esplanada/varanda,... Mas nas sequências no seu geral estavam equilibradas, apesar de algumas não totalmente conseguidas. Tivemos tambem algo que era também uma forte razão pela escolha do ultimo take: o facto de em todos os takes anteriores nenhum avião ter passado (apesar de serem uma passagem habitual pelos céus do ISCTE-IUL) e, no último take ter surgido no movimento idealizado.

Há a questão de se efectivamente havia lipdub ou não... alguns conseguiram, outros nem por isso, mas alguns foram propositadamente dessincronizados pelos próprios no local, e faziam-no constantemente a cada passagem de câmara. Mas sim, muitos não cantavam, mas representavam de alguma forma o seu papel. No entanto deixo o alerta de que o vídeo online está com uma falta de sincronia entre audio e video de cerca de menos de meio segundo.

Neste movimento surgiu o apoio de uma equipa de pessoas fabulosas, cuja presença, participação, preocupação e empenho foram decisivas para que o meu trabalho fosse possível. Menciono para alem da organização, a minha assistente de câmara e menina do elevador, a Joana Neves (e a quem agradeço sentidamente o elogio que fez no seu blog), o seu pai e colega de serviço, Luís, bem como ao João Cunha, Carla Bray, Inês Santos e Marta. Também as palavras encorajadoras de todos os participantes ao longo do dia de filmagens. Gerson, foi óptimo trabalhar com uma pessoa que, apesar dos contratempos iniciais, se mostrou pró-activo e dinâmico sempre tendo em vista a concretização do objectivo comum.

Todos estão de parabéns pois o que se vê foi um trabalho integrado de cerca de 250 pessoas, frente e atrás das câmaras, em que muitos dos actores aparecem em média 3 vezes em todo o vídeo, filmados quatro takes e decidido pelo último apesar de outros terem sequencias bem mais conseguidas e melhor estabilidade de câmara nos percursos mais difíceis. De referir a participação do Dionildo e do David (desta não o Fonseca mas o Varela) representativos de um grupo de estudantes que, tanto pelo espirito que demonstraram nas filmagens, como todos os outros dias do ano pelo ISCTE-IUL, são um exemplo de força e motivação a seguir e ter em conta.

No caso do David Varela, ele está a fazer o curso assistindo às aulas de casa (representada pela imagem do programa de web-conference com a imagem dele projectada na tela da sala de aula, no meio dos colegas) e, apesar das condicionantes, mostrou interesse em participar neste projecto e estar presente e integrar as filmagens.

De referir também a participação do Prof. Pedro Dionísio que, com o seu contributo e empenho esqueceu de retirar a camisola para revelar a azul com o símbolo do Indeg ;) fica no entanto aqui a referência.

No seu conjunto penso que o desafio foi ganho, a experiência enriquecedora e o resultado está aqui. Oficialmente parece que esta foi a primeira vez que algo do género se fez em Portugal e que pelo facto de ter sido o primeiro enfrentou dificuldades e desconhecimentos naturais de quem dá os primeiros passos. Naturalmente surgirão outros trabalhos (esperemos que sim… parece que já andam ideias por aí… estejam atentos), até mais originais e espero que melhores que o conseguido aqui. E se quiserem saber mais... coloquem as vossas questões. Afinal um dos objectivos é também a partilha de conhecimento e que se faça ainda mais e melhor.


VÍDEO ORIGINAL LIPDUB@ISCTE-IUL

(video out of sync em menos de 1/2 seg online, pelo que peço as minhas desculpas aos participantes pelos comentários negativos que têm surgido por este problema na passagem de formatos)

Antes de mais, um obrigada pelo apoio e feedback dados por todos, especialmente a Angelo Peres da Widescreen e ao Calvas, uma 'ssoa que filma .

já agora, podem ver fotos de diversos autores no site da
Pbase e dar uma espreitadela aos bastidores (imagens do CanalUp).

IMAGENS DE BASTIDORES



IMAGENS DE PARTICIPANTES, ENTREVISTAS



IMAGENS DOS ORGANIZADORES, ENTREVISTAS


Antes de terminar, deixo alguns links de interesse:

http://esperobemquenao.blogspot.com/2010/03/iscte-onfire.html

http://www.rcdesigner.net/lip-dub-at-iscte/

http://aeiou.visao.pt/veja-aqui-o-primeiro-lip-dub-feito-numa-universidade-portuguesa=f552118

http://blog.carlosserrao.net/2010/03/lip-dub-iscte-iul/

http://psicolaranja.blogs.sapo.pt/592210.html

http://www.ruben-alves.com/index.php?p=blog&id=623&origem=rss

http://www.destak.pt/artigo/57274

http://poroutraspalavras.wordpress.com/2010/03/17/lip-dub-iscte-iul-ao-som-de-david-fonseca/

http://ahotclick.blogspot.com/2010/03/lipdub-iscte-brutal.html

http://www.regiaodeleiria.pt/2010/03/250-pessoas-dancam-ao-som-de-david-fonseca-em-video-lipdub/

http://www.mundouniversitario.pt/artigos.php?art=4527

http://blitz.aeiou.pt/gen.pl?fokey=bz.stories/58748&p=stories&op=view&page=1&num=10

http://www.davidfonseca.com/news/arquivo


domingo, 14 de março de 2010

University LipDub - 1º vídeo sem cortes em Portugal

Um trabalho registado pelas camaras da sic - reportagem.


Os parabens a todos por terem feito com que fosse possivel conseguir o resultado final que já está visivel em http://www.youtube.com/user/lipdubiscte.

Se quiserem saber mais sobre este projecto, visitem o site oficial do University Lipdub em http://universitylipdub.com/

sábado, 13 de fevereiro de 2010

domingo, 24 de janeiro de 2010

Angel

(Sarah McLachlan)


Spend all your time waiting
for that second chance
for a break that would make it okay
there's always some reason
to feel not good enough
and it's hard at the end of the day
I need some distraction
or a beautiful release
memory seeps from my veins
it may be empty
or weightless and maybe
we'll find some peace tonight

you're in the arms of the angel
fly away from here
from this dark cold hotel room
and the endlessness that you fear
you are pulled from the wreckage
of your silent reverie
you're in the arms of the angel
may you find some comfort here

So tired of the straight line
where everywhere you turn
there's vultures and thieves at your back
the storm keeps on twisting
keep on building the lies
that you make up for all that you lack
it don't make no difference
escape one last time
it's easier to believe
in this sweet madness oh
this glorious sadness that brings me to my knees

In the arms of the angel
fly away from here
from this dark cold hotel room
and the endlessness that you fear
you are pulled from the wreckage
of your silent reverie
you're in the arms of the angel
may you find some comfort here
you're in the arms of the angel
may you find some comfort here


Final note - "Bateram na porta, hesitei e não quis abrir... Bateram de novo com força... Mas depois não mais insistiu... desceu as escadas em silêncio e para sempre partiu !!! Partiu deixando na porta estas palavras fatais: "Eu sou a felicidade e não voltarei jamais." " (http://h2o.blogs.sapo.pt/arquivo/2004_03.html)
Não deixem fugir a felicidade quando ela se encontra mesmo ao vosso lado...

terça-feira, 13 de outubro de 2009

Um doc sobre forcados...


Aos forcados, Irmandade da Rosa e todos os interessados, aqui vai um cheirinho do documentário que está a ser finalizado pelo meu amigo Luís Mendeiros... vale a pena recordar o nome...


domingo, 9 de agosto de 2009

Rui Veloso - Estrelas no céu
(versão alterada para Twitt)

Não há hash's no céu a linkar o meu caminho
por mais followers que tenha sinto-me sempre sozinho
de que vale ter a password do twitter p'ra entrar
ter uma API no bolso p'ra DM's e tweetar?

A primavera do twitter é bonita de viver,
tão depressa ele te segue como a seguir está a remover
Para mim hoje é janeiro, tenho followers a deixar
parece que o twitter inteiro se uniu pra me tramaaaar

Passo horas no twitter, sem saber para onde ir
O facebook é tão feio, só m'apetece fugir
Twitto à noite no TNC, o trend sempre a mudar
De manhã ouço o conselho, que o arcebispo tem pra me dar

Refão

Twitto às escondidas, a espreitar às janelas,
perdido nos hi5's, a falar no msn com elas.
Mãe, o meu primeiro amor foi esta grande rede,
Sai da frente por favor, estou entre o twitter e parede-

Não vês como isto é duro, ser follower não é dado
Ter de encarar o futuro, p'ra não ser bloqueado
Porque é que tudo é incerto, não pode ser sempre assim,
Se não fossem as replies, o que sria de miiiim?

Não há-á-á, hash's no céééeu...

(autoria: João Quarteu Alves)

quinta-feira, 30 de julho de 2009

José Saramago: Ensaio sobre o Twitter

de SERGIO BASTOS 30 DE JULHO DE 2009

josesaramago

Entrevistado pelo O Globo no passado domingo, o nobel da literaturaJosé Saramago opinou sobre o Twittercomo realidade da comunicação actual. Afirmou:

Os tais 140 caracteres reflectem algo que já conhecíamos: a tendência para o monossílabo como forma de comunicação. De degrau em degrau, vamos descendo até o grunhido.

ParafraseandoRicardo Araújo Pereira num brilhante sketch, “concordo com a primeira parte, discordo da segunda parte. Tenho dúvidas em relação a três vírgulas e sou contra o ponto de final”.

Falando mais a sério, não é expectável queJosé Saramago, que teve uma relação de décadas com a máquina de escrever enquanto jornalista e romancista, se converta a meios de comunicação em rede. O seu desenvolvimento enquanto ser social, não é o mesmo da geração “móvel” que cresceu com generalização do computador e telemóvel. A informação disponibilizada em rádio, TV, extensos jornais e livros não acompanha a necessidade do consumidor actual, mas é o cenário satisfatório para quem viveu boa parte da vida nesse contexto.

Nos “tempos modernos”, não é só modelo de leitor que se altera, é o próprio agente da notícia. Por exemplo, na terça-feira Lance Armstrongutilizou o Twitter para responder a “provocações” de Alberto Contador, ambos da equipa de ciclismo Astana. A notícia nasce cada vez mais na Internet e em linhas sucintas.

O tráfego de dados aumentou dez vezes nos últimos dois anos. Frente ao computador, os jovens passam tanto ou mais tempo, como a anterior geração frente à TV, e as ascendentes em redor da rádio e a esfolhear um livro. Alguns “velhos lobos” da informação percebem isto e, mesmo não acreditando 100% no meio, não deixam de marcar presença. Veja-seLarry King, que todos os dias tem algo a dizer (de trabalho) aos mais de 850 mil seguidores. Outros senhores espectáculo, comoDavid Letterman, não entendem – ou fazem que não querem entender - o poder de influência que a informação concisa pode ter.

Na elegia a Walter Cronkite que escreveu no passado sábado noPúblico,Eduardo Cintra Torres referiu que o jornalista americano trabalhava o texto das notícias de forma a terem não 15, mas 10 segundos. O objectivo era poder incluir mais informação no formato telejornal a que dava voz. Como vemos, o tema “concisão” não é novo e foi preocupação de um dos mais elogiados profissionais da informação.

Se caminhamos para o grunhido não sei, mas parece-me claro que a concisão, o dizer mais com menos caracteres são exigências do nosso tempo. Hoje temos mais informação disponível e cabe a um torná-la conhecimento.

(Crédito da foto de Saramago: Wikimedia Commons. Fonte do texto: http://twitterportugal.com/blog/jose-saramago-ensaio-sobre-o-twitter/ )

sábado, 18 de julho de 2009

(Imagem retrabalhada por MP, fev2009)

domingo, 12 de julho de 2009

A chama olimpica dos segundos Jogos da Lusofonia...
(foto MP)

segunda-feira, 6 de julho de 2009

O desgosto é a melhor forma de assassínio por nunca se encontrar a arma do crime.
António Lobo Antunes
"Não dá pra dizer que te amo, seria infantil, seria precipitado, seria bobo, seria inadequado; mas tampouco dá pra dizer que sou indiferente a você, que seu sorriso, seus olhos, sua alegria e sua tristeza não me afetam, seria mentira e mentir não posso, não devo, não costumo e nem gosto de fazer. Dizer o que então? Começo a pensar que dizer algo é irrelevante, não preciso que todos do mundo saibam o que sinto, mais importante é sentir, e seguir sentindo."
(in .May)
(drawing by anonymous)