Já havia uma música escolhida (the 80's de David Fonseca), um percurso idealizado, ideias de cenários pensados e considerei que devia respeitar e integrar as ideias que me foram transmitidas. Mais um desafio se colocou no ritmo que era preciso manter ao longo da grande maioria do percurso e a estabilidade de câmara principalmente em percursos desnivelados e irregulares. Foi trazido um estabilizador de imagem ao qual tive de adaptar rapidamente (apenas hora e meia no dia anterior às gravações) e que implicou em mais alguns ajustes de planos de forma a não haver perca no ritmo previsto... em alguns momentos funcionou na perfeição, noutros... apenas ligeiramente (um obrigada especial a Angelo Peres da Widescreen por alguns conselhos dados).
As mudanças de planos implicaram na perca de algumas ideias iniciais bastante interessantes e na construção de outras. A ideia da palavra lipdub humana, a bandeira, da cena envolvendo o cantor David Fonseca, da chapada na 'Ala dos namorados', projecção da participação de casa de um dos nossos alunos de ensino à distancia, as gémeas, o canoing, a cena 'I should have kissed you' foram mantidas sem qualquer alteração (nesta ultima o cúpido fugiu). Outras ainda sofreram adaptações profundas como a cena do exorcismo (que passa com demasiada rapidez na câmara) ou da sala de estudo (gravada com estudantes que participaram passivamente devido a estarem a utilizar o espaço para o fim a que se destina), a cena da sala de aula que, por falha de projector implicou numa reformulação para imagem de quadro; a cena de praia que teve se passar a esplanada e o nadador salvador teve de encontrar nova função. Outras ideias caíram devido à falta de tempo para a sua realização, sendo a que mais pena deixou em todos ter-se deixado de lado a da viragem da bandeira pela imagem do ISCTE-IUL. Perderam-se cenas por falta de tempo em as preparar convenientemente como a do 'aquario de fumo', parkur, surf, jogos de volei de praia (apesar da quantidade de areia em parte do trajecto mas que não chegou a estar pronta a tempo devido ao mau tempo registados durante grande parte da semana que antecedeu as filmagens), a encenação do grupo de teatro do ISCTE-IUL. Algumas referencias relembrando os anos 80 foram trazidas pelos próprios participantes.
O percurso era também um desafio para os seus participantes. Dos esperados 400 inscritos apareceram pouco mais de metade. O conceito era interessante mas ainda desconhecido em Portugal, não tendo cativado maior atenção (algo que entretanto se alterou com a divulgação deste trabalho). No entanto quem participou teve 3 vezes mais trabalho visto em média cada pessoa aparecer três vezes ao longo de todo o vídeo (apenas mencionando alguns exemplos, o 'Wally' correu bem mais que eu por todos os edifícios e foi quem mais apareceu, a hospedeira quatro). O ritmo nunca parou e foi sempre acelerado para todos.
Neste movimento surgiu o apoio de uma equipa de pessoas fabulosas, cuja presença, participação, preocupação e empenho foram decisivas para que o meu trabalho fosse possível. Menciono para alem da organização, a minha assistente de câmara e menina do elevador, a Joana Neves (e a quem agradeço sentidamente o elogio que fez no seu blog), o seu pai e colega de serviço, Luís, bem como ao João Cunha, Carla Bray, Inês Santos e Marta. Também as palavras encorajadoras de todos os participantes ao longo do dia de filmagens. Gerson, foi óptimo trabalhar com uma pessoa que, apesar dos contratempos iniciais, se mostrou pró-activo e dinâmico sempre tendo em vista a concretização do objectivo comum.
No caso do David Varela, ele está a fazer o curso assistindo às aulas de casa (representada pela imagem do programa de web-conference com a imagem dele projectada na tela da sala de aula, no meio dos colegas) e, apesar das condicionantes, mostrou interesse em participar neste projecto e estar presente e integrar as filmagens.
De referir também a participação do Prof. Pedro Dionísio que, com o seu contributo e empenho esqueceu de retirar a camisola para revelar a azul com o símbolo do Indeg ;) fica no entanto aqui a referência.
No seu conjunto penso que o desafio foi ganho, a experiência enriquecedora e o resultado está aqui. Oficialmente parece que esta foi a primeira vez que algo do género se fez em Portugal e que pelo facto de ter sido o primeiro enfrentou dificuldades e desconhecimentos naturais de quem dá os primeiros passos. Naturalmente surgirão outros trabalhos (esperemos que sim… parece que já andam ideias por aí… estejam atentos), até mais originais e espero que melhores que o conseguido aqui. E se quiserem saber mais... coloquem as vossas questões. Afinal um dos objectivos é também a partilha de conhecimento e que se faça ainda mais e melhor.
Antes de mais, um obrigada pelo apoio e feedback dados por todos, especialmente a Angelo Peres da Widescreen e ao Calvas, uma 'ssoa que filma .
já agora, podem ver fotos de diversos autores no site da Pbase e dar uma espreitadela aos bastidores (imagens do CanalUp).
Antes de terminar, deixo alguns links de interesse:
http://esperobemquenao.blogspot.com/2010/03/iscte-onfire.html
http://www.rcdesigner.net/lip-dub-at-iscte/
http://aeiou.visao.pt/veja-aqui-o-primeiro-lip-dub-feito-numa-universidade-portuguesa=f552118
http://blog.carlosserrao.net/2010/03/lip-dub-iscte-iul/
http://psicolaranja.blogs.sapo.pt/592210.html
http://www.ruben-alves.com/index.php?p=blog&id=623&origem=rss
http://www.destak.pt/artigo/57274
http://poroutraspalavras.wordpress.com/2010/03/17/lip-dub-iscte-iul-ao-som-de-david-fonseca/
http://ahotclick.blogspot.com/2010/03/lipdub-iscte-brutal.html
http://www.regiaodeleiria.pt/2010/03/250-pessoas-dancam-ao-som-de-david-fonseca-em-video-lipdub/
http://www.mundouniversitario.pt/artigos.php?art=4527
http://blitz.aeiou.pt/gen.pl?fokey=bz.stories/58748&p=stories&op=view&page=1&num=10
http://www.davidfonseca.com/news/arquivo